Afinal, afiliados de produtos físicos ou digitais, o que é mais vantajoso?
Nesse artigo vou te mostrar as vantagens e as desavantagens de se afiliar a produto físicos e a produtos digitais, para que você possa finalmente decidir com o que trabalhar.
Eu notei através do meu aplicativo Marketing de Afiliados – aliás, se você ainda não baixou, clique aqui e baixe grátis – que esse tema ainda gera muita dúvida.
Geralmente quem começa a pesquisar sobre o mercado de afiliados se depara com situações de trabalhar com produtos físicos ou produtos digitais.
E muitas vezes a pessoa sequer sabe da existência das duas opções, ou se sabe, não entende as vantagens e desavantagens de uma e de outra.
Antes de falar sobre as vantagens e desavantagens, precisamos conceituar o que é um afiliado de produtos físicos e o que é um afiliado de produtos digitais.
Os afiliados de produtos físicos:

Um afiliado nada mais é que um revendedor de produtos.
Ele se afilia a um produto e passa a divulgá-lo para fazer vendas e ganhar as comissões.
Os afiliados de produtos físicos, portanto, se afiliam a produtos físicos, tangíveis, ou seja, produtos que podemos ver, tocar, cheirar, como por exemplo um tênis, geladeira, cadeira etc…
Para isso o afiliado pode utilizar uma série de opções disponíveis. Inclusive grandes marcas como a Magazine Luiza tem programas de afiliados de seus produtos.
Você pode ser tornar um parceiro de certas lojas que vendem esses produtos, divulgá-los e ganhar comissões pelas vendas.
No final desse artigo deixarei uma lista dos principais programadas de afiliados de produtos físicos do Brasil pra você.
Os afiliados de produtos digitais

Por outro lado existem os afiliados de produtos digitais.
A lógica é a mesma, o afiliado de produto digital se torna um representante desse produto, faz divulgações dele, e a cada venda realizada ele ganha uma comissão prevista.
Os produtos digitais, diferente dos produtos físicos, não são tangíveis, não podem ser tocados ou cheirados, pois eles existem apenas no mundo digital.
Exemplo de alguns produtos digitais são: cursos online, e-books, seminários online, ferramentas de tecnologia como plugins e templates para sites etc.
São soluções que existem para resolver problemas virtualmente.
No final do artigo também falarei mais sobre as principais plataformas de produtos digitais.
Mas afinal, afiliados de produtos físicos ou digitais? Qual o melhor?
Aqui vou precisar ir direito ao ponto, pois para mim é muito claro que ser afiliado de produto digital é muito mais vantajoso do que de produto físico, pelos seguintes motivos.
1. As comissões dos produtos digitais são muito melhores
Essa é sem dúvida a principal vantagem de um produto digital.
Para se criar produtos físicos geralmente se exige um investimento alto.
As empresas precisam investir em mão de obra, materia prima, criar um estoque, pagar funcionários, água, energia, logística de entrega e por aí vai.
Após todo esse processo a empresa calcula seu custo e adiciona uma margem de lucro em cima que será passada ao consumidor.
No entanto, por ter investido em toda essa estrutura, dificilmente uma empresa vai conseguir dividir a sua margem com alguém.
O mais comum é que os afiliados de produtos físicos recebam em torno de 5 e no máximo 10% de comissão sobre o valor da venda.
O restante da margem tem que ficar com a empresa que teve todo o trabalho de criação, desenvolvimento e entrega do produto.
Ou seja, se você vende uma geladeira no Magazine Luiza por 2 mil reais, provavelmente você não ganharia mais do que 100 reais de comissão.
Diferente disso, os produtos digitais por terem um custo menor, já que é totalmente possível uma pessoa criar um produto desse com nenhum ou pouco investimento, pagam comissões muito maiores.
O produtor de um E-book, por exemplo, precisa apenas escrever seu livro digital e disponibilizar na internet. Quando muito, precisa pagar um design e se quiser investir algum dinheiro em marketing.
Isso barateia muito o processo, já que nem aluguel ele precisa pagar, e assim ele consegue normalmente pagar em média pelo menos 50% de comissão na venda.
Ou seja, para ganhar o mesmo valor que um afiliado do Magazine Luiza que citei acima, os afiliados de produtos digitais precisariam vender um produto de apenas 200 reais.
A diferença é gritante!
Os produtos digitais focam a mudança de vida, os produtos físicos não!
Por serem produtos criados para solucionar dores das pessoas, os produtos digitai proporcionam mudança na vida das pessoas.
Quem faz um curso de Onglês Inline, por exemplo, e aprende a lingua, tem a sua vida mudada.
Assim como alguém que precisa perder peso. Ela faz um treinamento que foi ensinando em um método online e muda sua vida.
Ou seja, os produtos digitais vendem o conhecimento que se tem sobre algo para resolver problemas que as pessoas têm.
Agora ninguém tem sua vida totalmente mudada porque comprou um tênis novo ou uma geladeira nova, concorda?
Tendo isso em vista é muito gratificante ser afiliado de produtos digitais.
Os produtos digitais te proporcionam reconhecimento, os produtos físicos não
A técnica de venda de um produto digital é diferente de um produto físico.
Geralmente os afiliados do primeiro segmento optam por se tornarem especialista em um determinado assunto e assim acabam sendo reconhecidos como tal.
Um exemplo prático: geralmente um afiliado que vende um produto sobre relacionamentos não vende um produto sobre investimentos.
Isso porque ele cria uma estrutura de venda online baseada na geração de conteúdo voltado para o produto que ele quer vender.
Ele acaba se tornando um especialista naquele assunto e é assim que as pessoas passam a enxergá-lo.
Olha, segue esse perfil aqui, tem altas dicas aqui sobre como reatar sua relação conjugal.
Esse é um exemplo comum de indicação de afiliados de produtos digitais, no caso, um produto para relacionamentos em crise.
Os afiliados de produtos digitais precisam de menos tráfego do que o de produtos físicos para vender
Para você vender uma geladeira precisa jogar muita gente no seu site ou link, principalmente se você não fizer investimento em anúncios.
Isso porque lojas de produtos físicos não são baseadas na criação de conteúdo e, portanto, tem um público muito abrangente.
Por outro lado os afiliados de produtos digitais trabalham com a geração de conteúdo direcionada para atrair clientes.
Ou seja, eles aprendem a atrair as pessoas certas através dos conteúdos e então precisam de menos pessoas para fazer as vendas.
A concorrência do afiliado de produto físico é muito maior que a do afiliado de produto digital
Isso é da lógica do negócio. Você acha mais fácil você arrumar um comprador para um Notebook, ou o site da Americanas?
Sem dúvidas, a segunda opção. Você estará competindo pela venda com marcas gigantes que atraem milhões de pessoas para seus sites, sem precisar de intermédiários.
Basta a pessoa pesquisar “Notebook i7” que logo cai no site de umas dessas gigantes, e muito improvavelmente em seu link de afiliado.
Mas se ela precisa perder peso, por exemplo, ela não sabe por onde começar, e ao fazer uma pesquisa na internet pode dar de cara com seu vídeo de conteúdo sobre isso ou seu site.
É muito mais fácil ser encontrado produzindo conteúdo quando você está disputando apenas com outros afiliados, e não com grandes marcas.
Conclusão
Se você achou interessante o mercado de afiliados, sugiro que pesquise com carinho sobre os afiliados de produtos digitais.
Além de achar muito mais rentável é uma opção muito mais fácil para você que quer começar.
Abaixo segue a lista dos principais programas de afiliados de produtos físicos e de produtos digitais, como prometi.
Principais programas de afiliados de produtos digitais:
1. HOTMART
A Hotmart é a maior e mais conceituada plataforma para vendas de produtos digitais do Brasil.
Ela possui mais de 200 mil produtos em seu catálogo e é a plataforma que eu uso para trabalhar como afiliado.
A Hotmart não produz os produtos, elas apenas os disponibiliza.
2. MONETIZZE
Essa é mais uma plataforma no estilo da Hotmart, mas com uma diferença…
Na Monetizze é possível também encontrar alguns produtos físicos para se afiliar enquanto a Hotmart é especializada apenas em produtos físicos.
O funcionamento da plataforma segue a mesma dinâmica.
3. EDUZZ
Outra plataforma de produtos digitais no estilo Hotmart, contudo, não tão conhecida no mercado.
Principais programas de afiliados de produtos físicos:
Pra começar bem nossas lista temos essa plataforma de produtos físicos que é uma das patrocinadoras do Barcelona, um dos maiores de futebol clubes do mundo.
Ela atua em parceria com outras grandes empresas como a Saraiva, Holidays, Wllmart e Spartan.
2. NETSHOES
A Netshoes atualmente trabalha com a modalidade online, mas um dia já foi uma das principais lojas físicas do Brasil.
É uma marca de credibilidade reconhecida e tem um programa de afiliados consolidado.
Entre os produtos da marca que podem ser vendidos estão:
- Tênis esportivos;
- Roupas para atividade física;
- Bicicletas;
- Eletrônicos esportivos;
- Vitaminas;
- Equipamentos fitness;
- Games;
- Materiais para yoga e pilates;
A porcentagem de ganhos depende de cada produto, porém em médica fica em torno de 10%.
A Magalu é atualmente uma das lojas que tem um programa de afiliados para produtos físicos mais conhecidas no Brasil.
Isso se dá porque a maior parte das cidades médias e grandes do país tem uma unidade do Magazine Luíza no segmento de varejo, e ainda tem o seu poderoso site.
Esse é um programa de afiliados de vendas de jóias. Afinal de contas, quem nunca comprou uma joia das mãos de um vendedor autônomo?
Nesse segmento a Imagem Folheados é campeã. Basta você você se afiliar, sem precisar comprar as peças nem ter loja online, e divulgar seus links nas redes sociais.
5. AMAZON
Empresa gigante que também conta com um programa de afiliados de seus produtos para quem quer trabalhar com isso.
A variedade de produtos é enorme e as comissões chegam até 15% por venda.
A grande vantagem da Amazon, assim como da Magalu, é que você estará aliado a uma grande marca, já reconhecida e consolidada no mercado.